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Descubra estratégias eficazes e práticas para otimizar a visibilidade do setor público. Aprenda a escolher agências, analisar métricas digitais e alinhar estratégias ao orçamento. Este curso capacita servidores públicos a contratar com confiança, impulsionando o impacto e a eficácia nas comunicações digitais.
Com professores renomados:
O OBJETIVO Do
CURSO
o curso "CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE, COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA“, desenvolvido sob a curadoria do professor Max Müller Cândido, representa uma valiosa oportunidade para profissionais empenhados em se destacar na esfera pública, contribuindo para a consolidação de uma administração transparente, ágil e eficiente.
Para quem é
este curso?
Confira algumas fotos dos eventos
Masterclass comunicação pública
MASTERCLASS
OPERAÇÃO SOCIAL MEDIA
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Professor
MAX MÜLLER
CANDIDO
Comunicador, redator, articulista e professor nas temáticas afetas à Comunicação Pública, envolvendo as matérias de mídias sociais, marketing governamental, publicidade oficial, contratação de serviços publicitários, branding, curadoria e produção de conteúdos digitais. Foi assessor de comunicação, apresentador e curador de conteúdos e eventos na área de licitações e contratos da CONSULTRE – sendo um dos idealizadores da “Maratona das Contratações Públicas”, o maior encontro online na área de Licitações, que capacitou, na 3ª edição do evento - em 2021, mais de 9,5 mil agentes públicos. Graduado em Marketing – ênfase Digital & Data Science – pela FIAP. Certificação em Personal Branding pela ESPM-São Paulo. Autor da obra "Descomplicando a Elaboração de Editais para Licitações de Serviços Publicitários: Passo a passo e modelos em conformidade com as leis nºs 8.666/93, 12.232/10 e 14.133/21" (Publicação independente, 2022). Coordenador de projeto e organizador da obra "A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?" (CONSULTRE, 2021).
ProfessorA
Monique Rocha Furtado
Professora das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU lecionando no curso de Secretariado Trilíngue. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-graduada em Neurociências Aplicada à Educação, atualmente cursando o 6º semestre de Psicologia; Graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atua no ensino superior há mais de vinte anos nas áreas de Comunicação. Tradutora de livros. Coautora da obra “Meu cliente subiu no telhado, e agora?” (Ed. Literare Books, 2021).
COMUNICADOR E ARTICULISTA
EM COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Conteúdo programático
ADVOGADA E CONSULTORA EM DIREITO ADMINISTRATIVO E COMPLIANCE
Se preferir baixe o conteúdo programático em pdf.
*Lei geral de licitações e contratações de serviços de publicidade (Lei n.º 12.232/2010):
— Finalidade da lei e a remessa à Lei n.º 4.680/1965;
— Conceitos principais trazidos pela Lei e o CENP;
— Peculiaridades: Tipo de licitação, critério de julgamento, restrições à contratação de determinados serviços complementares à publicidade, plano de comunicação publicitária, capacidade de atendimento, repertório, relatos de casos;
*Acórdão n.º 6.227/2016, da Segunda Câmara do TCU;
*Antiga Lei de Licitações e contratos (Lei n.º 8.666/1993) e sua perduração nas atividades dos gestores e fiscais de contratos;
*Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei n.º 14.133/2021);
*Lei dos Publicitários e Agências de Propaganda (Lei n.º 4.680/1965);
*Portarias e Instruções Normativas atinentes ao tema.
01- COMPREENSÃO GLOBAL DAS NORMAS QUE TANGENCIAM O TEMA:
02-DISTINÇÕES ENTRE OS DIVERSOS RAMOS DA COMUNICAÇÃO E SEU ENQUADRAMENTO NA VIABILIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO:
*Comunicação social e sua aplicação holística em serviços distintos (e complementares);
*Serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda:
>Publicidade institucional;
>Publicidade mercadológica;
>Publicidade legal;
>Publicidade de utilidade pública;
>Os conceitos do mercado de publicidade de órgãos públicos e sua interface com a CFBR (art. 37, § 1º), Portaria SECOM nº 3.948/2021 e o acordo do governo federal com o mercado publicitário;
>O modelo brasileiro de publicidade: a autorregulação das Normas-Padrão e do CENP;
>Atividades da agência prestada integradamente: execução interna de serviços; intermediação e a supervisão da execução externa de serviços; distribuição de publicidade aos veículos e meios de divulgação.
*Serviços de promoção e de marketing promocional;
*Serviços de comunicação institucional e de comunicação corporativa;
*Serviços de comunicação digital (marketing digital).
03-VISÃO GERAL DOS ATORES – ATRIBUIÇÕES E INSTRUÇÃO PROCESSUAL (Decreto nº 11.246/2022 x IN SEGES/MGI nºs. 2 e 12/2023):
•Linha do tempo do metaprocesso de contratação pública;
•Fase preparatória/interna/de planejamento:
>Formalização da demanda (DFD);
>Plano de Contratações Anual (PCA);
>Estudos preliminares (ETP) e a importância da participação do gestor/fiscal;
>Termo de referência;
>A gestão de riscos como ferramenta de planejamento (e de execução do contrato);
>Briefing;
>Instrumento convocatório;
•Fase de seleção, a importância (e os riscos) da subcomissão e a sua interrelação com o briefing na valoração da proposta técnica (visão da projeção de execução na fase contratual):
>Julgamento, recursos, adjudicação (e possibilidade de adjudicação a mais de uma agência) e homologação.
•Fase contratual:
>A segregação de funções entre gestão e fiscalização de contratos: detalhamento das funções do Gestore dos Fiscais (administrativo, técnico e setorial);
>Papel do preposto da agência contratada;>Comunicação entre gestor, fiscal e preposto.
04-DINÂMICA CONTRATUAL DOS SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO:
•Formalização e publicidade do contrato: procedimentos e cuidados na nova Lei n° 14.133/2021;
•Reunião inicial e a previsibilidade da dinâmica na execução contratual;
•Noções de reequilíbrio econômico-financeiro, repactuação e reajuste (análise comparativa entre os institutos);
•A participação do gestor e do fiscal no pagamento do serviço;
•Formas de remuneração nas condições contratuais:
>Desconto padrão;
>Adoção de patamares menores;
>Planos de incentivo e BV (ponto sensível);
>Tabela referencial do Sinapro;
>Valor fechado (fee);
>Honorários;
>Despesa com deslocamento;
>Aplicação do IMR.
•Dinâmica de apresentação periódica de faturas, recepção e diligência;
•Fornecimento dos bens ou serviços especializados ao contratado e a dinâmica da coleta de orçamento;
•Formalização das alterações contratuais – adoção de aditivo ou apostilamento;
•Duração do contrato: vigência e prorrogação
•Extinção/rescisão contratual.
05-BOAS PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NA FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO:
•Visão geral do documento de Riscos e Controles nas Aquisições (RCA) do TCU;
•Rotina de aferição da qualidade/quantidade de recursos aplicados na execução do serviço;
•Utilização dos instrumentos de controle da gestão e fiscalização: checklists, roteiros, Instrumento de Medição de Resultado (IMR) nas rotinas do contrato;
•Relatório de acompanhamento do contrato;
•Acompanhamento diário, mensal, periódico e por amostragem.
PROGRAMÁTICO
06-ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESPECÍFICOS:
•Elaboração do Briefing visando à proposição de um problema (e não de solução);
•Utilização do ChatGPT como ferramenta acessória na elaboração do Briefing;
•Análise da proposta técnica das agências licitantes.
DEPOIMENTOS
Olá, me chamo Luilma e atuo na área da comunicação desenvolvida no âmbito público há 4 anos, e sempre senti a carência de cursos voltados para esse segmento, o que muitas vezes inviabilizava a nossa capacitação. A nona comunicação teve uma sacada genial e agora pude participar de uma experiência extremamente enriquecedora, com conhecimentos essenciais para minha atuação. A empresa conseguiu alinhar teoria á pratica, sendo assim os conteúdos se tornaram dinâmicos e pude conhecer outras realidades, assim como também trocar experiências com colegas de vários estados.Agradeço a expertise do prof. Carlos Eduardo em liderar o projeto, bem como a dedicação de cada professor que esteve conosco nesses 3 dias tão inspiradores e instrutivos de curso. Retorno ao trabalho com novas idéias para a minha equipe e assim colocar em prática o conhecimento que foi adquirido.Espero brevemente retornar em uma nova capacitação, indico a NONA de olhos fechados, e mais uma vez obrigada pelo compromisso com os profissionais que atuam na adm pública.
LUILMA PERES- jornalista, Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará.
Confira os depoimentos de quem já participou!
GABRIELA DA SILVA NASCIMENTO - Social Mídia da Prefeitura de Pindamonhangaba/SP
Eu gostei muito do curso e de todo o conteúdo. Acrescentaria que cada assunto poderia dar origem a um novo curso, devido a extensão de cada assunto. No mais, o curso cumpriu com a programação. Parabéns aos envolvidos
AMBIENTE
Curso ministrado presencialmente em Brasília
3 Dias de curso.
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18hs
24 Horas de capacitação.
Let's Idea
SHN, Quadra 5, Bloco B, Asa Norte
(61) 3424-2500 (24h)
Hotel
O CURSO COMEÇA EM:
NÃO PERCA!
Material de apoio EXCLUSIVO
inVESTIMENTO
R$ 3.990,00
por apenas
Livro NONA: Marketing Digital para Administração Pública.
Estão inclusos neste valor
(por participante)
Material de apoio com conteúdo exclusivo do curso.
Coffee Break, em todos os dias do curso.
Certificado Geral com carga horária de 24 horas.
O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, em nome de NONA PUBLICIDADE LTDA (CNPJ nº 40.626.963/0001-10)
No seguinte banco credenciado:
Agência: 1622-5
Conta Corrente: 21535-x
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